Se você é um bom #cafequizado, provavelmente já ouviu falar da cafeteira prensa francesacerto? Por aqui, nós a conhecemos por esse nome, mas ela é chamada de “cafeteira de pistão”, “french press” ou “press pot” em outros lugares. Ela tem como função garantir uma fusão densa entre o café moído e a água.
Além disso, a popularidade da cafeteira francesa é justificada por fazer os óleos e os sedimentos naturais entrarem em contato com o café, deixando-o ainda mais especial. Ela é bastante usada em cafeterias ao redor do mundo, mas também pode ser adotada no conforto da sua casa. Bom demais da conta, não é?
Se você quer saber como fazer café na prensa francesaestá no lugar certo. Também chamada de cafeteira de pistão, imprensa francesa ou pressione a panelaela oferece mais controle sobre a temperatura e o tempo de infusão entre os grãos moídos e a água quente.
Com isso, a prensa francesa consegue capturar os óleos naturais do café, resultando em uma bebida mais encorpada. Assim, você aproveita ao máximo o gosto e o aroma dos grãos. Ela é usada em muitas cafeterias, mas você também pode usá-la em casa.
Neste conteúdo, preparamos um guia completo sobre esse equipamento: o que é, sua origem e como funciona. Além disso, compartilhamos dicas para extrair o máximo do café especial utilizando esse método, incluindo um passo a passo para preparar um cafezinho perfeito.
O que é prensa francesa?
Antes de aprender como fazer café na prensa francesa, é interessante conhecer sua origem. A primeira versão desse equipamento foi desenvolvida pelos franceses Mayer e Delforge, em 1852. Inicialmente, ele não contava com o êmbolo, que só foi adicionado em 1929.
Já imprensa francesaos grãos de café moído se misturam à água quente, semelhante ao preparo de chás. Uma das grandes vantagens desse método é que ele não requer energia elétrica nem filtros de papel.
Como funciona a imprensa francesa?
Mas afinal, Como funciona a imprensa francesa?? Esse equipamento é composto por uma jarra, que pode ser de vidro, metal ou cerâmica. Dentro dela tem o êmbolo com uma peneira e uma tela que separa o pó de café da água após a infusão. Além disso, há um suporte que une todas essas partes.
Diferentemente de outras cafeteiras, a imprensa francesa é controlada manualmente. Você só precisa do equipamento, do café e de uma xícara para servir. Simples e prático, não é mesmo? O resultado é uma bebida encorpada, deliciosa e aromática.
Extraindo o melhor do café
Para fazer um café especial delicioso na prensa francesa, alguns cuidados são essenciais. O gosto e o aroma da bebida dependem das proporções certas de café e água, além da moagem adequada dos grãos.
Medidas do café
Um ponto importante na hora de saber como fazer café na prensa francesa é acertar nas medidas. A recomendação é usar cerca de 10 g de café para cada 100 ml de água. Se preferir, você pode ajustar essa quantidade para deixar a bebida mais forte ou mais suave, de acordo com o seu gosto.
Moagem ideal para o preparo
Moer os grãos na hora de fazer o café ajuda a manter as características originais, como o aroma, a doçura e a acidez. Isso acontece porque os óleos essenciais evaporam rápido após a moagem. Mas qual café usar na prensa francesa?
O melhor é usar café com moagem grossa. Como a tela que substitui o filtro tem buracos maiores, o pó fino pode passar para a bebida. Uma dica é moer os grãos até ficarem com uma textura parecida com a do sal grosso.

Como fazer café em uma prensa francesa
Após conhecer sua origem, como ela funciona e a moagem ideal, é hora de aprender como fazer café na prensa francesa! O processo é bastante simples, mas requer atenção aos detalhes, começando pela qualidade do grão de café e pela própria cafeteira.
Escalde a água
Antes do preparo do caféo primeiro passo é escaldar a prensa com a água. Esquente, despeje na cafeteira, deixe por uns segundos e, em seguida, descarte o líquido. Isso pré-aquece a prensa e mantém a bebida quente por mais tempo.
Determine a quantidade de café
Ao separar a quantidade de café, preste atenção na moagem do grão. Como foi mencionado, é recomendado que ela seja um pouco mais grossa. No entanto, se a bebida não estiver tão intensa quanto você gostaria, experimente moer um pouco mais o grão na próxima vez.
Coloque o café moído na prensa, garantindo que esteja bem distribuído. Se você ainda não tem certeza da proporção ideal entre grão e água, uma boa regra é começar com 10 g de café para cada 100 ml de água. A partir daí, você pode ajustar as quantidades conforme o seu gosto.
Adicione a água
Despeje a água quente na prensa francesa lentamente, evitando que a bebida transborde — não encha até o limite. Misture com o café, encaixe a tampa sem pressionar o êmbolo ainda e deixe descansar por cerca de quatro minutos. Esse período de infusão garante um gosto e um aroma mais agradáveis.
Use sempre água pura e filtrada para obter os melhores resultados. Se o café sair muito forte, ajuste o tempo de infusão e experimente esperar apenas três minutos nas próximas vezes.
aberto à pressa
Como usar uma impressora francesa? Pressione o êmbolo até que todo o pó de café seja prensado. Esse processo deve ser feito com cuidado. Aperte a haste devagar, separando o líquido do café, deixando-o na parte superior da cafeteira e pronto!
Saboreie seu café especial na prensa francesa
Agora que você já aprendeu como fazer café na prensa francesa, é hora de experimentar! Nossos cafés especiais oferecem uma rica variedade de notas sensoriais, intensidades e aromas.
Para a prensa francesa, recomendamos o café em grãos, mas também oferecemos café moído, cápsulas e drip coffee para você degustar. Todos os nossos cafés são 100% arábica e com mais de 84 pontos na avaliação da SCA (Associação de Cafés Especiais).